Na noite de ontem (quarta-feira, 23), o Salão Paroquial São Donato ficou pequeno para a Festa Julina do Projeto Içara Entre Elas. O evento, promovido pelo Governo Municipal de Içara, por meio da Fundação Municipal de Esportes, celebrou não só o clima festivo dos arraiás, mas, principalmente, a valorização do bem-estar feminino em sua totalidade.
O diretor presidente da FME, Jhonata Carpes, conta que trajadas a caráter e embaladas por músicas típicas, as participantes protagonizaram apresentações com as professoras do projeto, além de danças em grupo e um aulão coletivo de quadrilha, que envolveu todas as presentes. “A festa também contou com comidas típicas, decoração temática e uma alegria que tomou conta do salão”, acrescentou Carpes.
O Içara Entre Elas – a proposta vai além do exercício físico. De acordo com a coordenadora Paula Nunes Cândido, promove encontros que incentivam o autocuidado, a saúde emocional e a construção de vínculos comunitários.
As aulas regulares de ginástica, dança e atividades integrativas, atualmente, chegam a 21 bairros da cidade: Jardim Elizabete, Nossa Senhora De Fatima, Vila São José, Vila Nova, Barracão, Aurora, São Rafael, Vila Alvorada, Jussara, Cristo Rei, Liri, Ponta do Mato, Sanga Funda, Rio Acima, Centro, Coqueiros, Boa Vista, 1º de Maio, Novo Caravaggio, Campo Mãe Luzia e Presidente Vargas.
Para a prefeita Dalvania Cardoso, o impacto do Içara Entre Elas na vida das mais de 750 participantes do projeto é transformador. “Ele é um símbolo da nossa gestão. Não se trata apenas de atividades físicas, mas de uma política pública de cuidado, de pertencimento e autoestima”, evidencia a chefe do poder executivo, dizendo ainda que é emocionante ver o quanto essas mulheres estão unidas e felizes.