Estudantes do Ceja começam a estudar em nova estrutura

Os mais de 130 jovens e adultos matriculados na instituição conheceram as novas instalações nesta segunda-feira

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 23/04/2024

O Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja) de Içara está de casa nova. Na noite desta segunda-feira, dia 22, os estudantes participaram da primeira aula na nova sede, localizada na rua São Donato, nas proximidades da Praça da Matriz São Donato.

O espaço conta com oito salas de aula para acomodar os 133 alunos matriculados. “Nos primeiros dois meses deste ano letivo, estávamos provisoriamente na Escola Augusta Scotti Bacis. Como tínhamos menos salas disponíveis, estava um pouco complicado. Esse novo ambiente vai nos dar totais condições de promovermos um ensino com ainda mais qualidade”, comenta a coordenadora do Ceja, Eliane Magdalena.

As turmas começam desde os primeiros anos do ensino fundamental, momento em que é ensinada a alfabetização, e vão até o final do ensino médio, quando os estudantes recebem o tão sonhado diploma. Além das aulas, os matriculados recebem material escolar, transporte e alimentação gratuitamente da Prefeitura.

“Ficou melhor localizado, próximo à rodoviária, bem no centro da cidade. Escolhemos esse lugar a dedo, pensando em proporcionar uma melhor experiência para cada um desses jovens e adultos que buscam através da educação, transformar a vida”, destaca a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

O Ceja pode receber alunos a partir dos 15 anos, para o ensino fundamental, e dos 18, para o ensino médio. Em Içara, é comum ver as salas de aula, também, repletas de idosos buscando aproveitar a oportunidade do estudo que não tiveram ao longo da vida.

“Nunca é tarde para recomeçarmos. A educação não tem idade, todos são capazes de aprender coisas novas. É muito bonito quando vemos pessoas de 60, 70 ou até 80 anos buscando o Ceja para realizarem o sonho de ler e escrever. São novas portas que se abrem todos os dias”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo de Içara, Nerilda Felisberto.