/ Notícias / Notícia na íntegra

Içara inaugura novos serviços no Centro de Fisioterapia

Espaço passou a contar com fisioterapia em neuropediatria, pilates, eletroterapia, fisioterapia pélvica, acupuntura e grupos de dor crônica

Publicado em Saúde • 15/08/2023
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

Em Içara, o Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Cefito) está de cara nova. Após a realização de mudanças no fluxo de trabalho, que permitiu um salto de 5 mil atendimentos em 2019, para mais de 20 mil em 2022, o local teve a estrutura repaginada, com o incremento de novos equipamentos e serviços. O novo espaço passou a contar com fisioterapia em neuropediatria, eletroterapia, pilates, fisioterapia pélvica e acupuntura.

O Cefito teve um redimensionamento das salas, aumentando o espaço útil do local para atender os pacientes. Ao longo dos últimos dois anos e meio recebemos o incremento de equipamentos que não faziam parte do serviço, como bicicleta, esteira e eletro. Também reativamos os grupos de dor crônica”, explica Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, coordenador do Cefito.

O local possui, atualmente, nove profissionais. Recentemente, a equipe recebeu o reforço de uma fisioterapeuta com formação em neuropediatria. Além de fisioterapeutas, também trabalham no Cefito uma fonoaudióloga e outra assistente social. Os pacientes são encaminhados pelos médicos da Atenção Básica, mas o Cefito também realiza consultas diretas com os profissionais da área.

O ambiente era cheio de salas pequenas, pouco úteis. Fizemos uma readaptação para que as pessoas consigam realizar as atividades de forma mais assertiva. Temos um espaço específico para pilates, que é fundamental para a recuperação de diversos problemas. Tudo isso foi pensado não apenas para aumentar a quantidade, mas também a qualidade dos atendimentos”, detalha Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

O Cefito fica localizado na rua Ézio Lima, no bairro Jardim Elizabete, próximo aos outros equipamentos de saúde pública do município. “Passei a ter uma melhor noção da importância da fisioterapia quando o meu pai sofreu um AVC. Em dois meses de tratamento, ele já havia voltado a andar. Esse é o papel do poder público, promover reabilitação, qualidade de vida e bem-estar para todos os cidadãos”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.  


Galeria de fotos