Descarte irregular de lixo pode acarretar em multa a partir de R$ 5 mil

Mais de 30 toneladas de resíduos depositados em locais impróprios são recolhidos mensalmente pelo Samae

Publicado em Fundai • 09/04/2024

Em Içara, o descarte irregular do lixo é um problema constante para o poder público. Além de poluir o solo e comprometer a limpeza da cidade, essa prática irresponsável pode gerar o pagamento de multas a partir de R$ 5 mil para quem for flagrado cometendo o ato.

Mensalmente, o Serviço Autônomo Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto (Samae) precisa recolher mais de 30 toneladas de resíduos depositados em lugares impróprios. Os locais mais recorrentes são o Loteamento Coan, no bairro Presidente Vargas, as proximidades do Residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina, e a Avenida Procópio Lima, na altura do Anel Viário.

“São, principalmente, materiais de construção e utensílios domésticos sem validade. Os relaxados preferem poluir a cidade do que contratar um cascão para dar a finalidade adequada ao lixo. Todos os meses, são carregados ao menos dois caminhões do nosso Pátio de Máquinas só para esse recolhimento. Fico indignada em precisar tirar as máquinas da manutenção de estradas para limpar os lixos que jogam na beira da rodovia”, afirma a prefeita Dalvania Cardoso.

O Governo Municipal, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), busca combater essa prática através de campanhas de conscientização, fiscalização e aplicação de multas. “O descarte irregular do lixo contamina o solo e a água, coloca em risco a fauna e a flora local, além de contribuir para a proliferação de doenças. Entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos e outros resíduos são frequentemente despejados em terrenos baldios, rios, margens de estradas e outros locais impróprios”, pontua a superintendente da Fundai, Jéssica Calegari.

Multa para os infratores

Caso o infrator seja notificado em flagrante, e dependendo da gravidade, o valor da autuação parte de R$ 5 mil. Denúncias podem ser comunicadas ao órgão pelo site: fundai.sc.gov.br, inclusive, com fotos do ocorrido e a placa do veículo utilizado. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é: (48) 3431-3578.