Içara celebra um resultado histórico na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 45 alunos da rede municipal foram premiados nacional e regionalmente, em reconhecimento ao desempenho de excelência na maior competição estudantil do país. O resultado foi divulgado em dezembro do último ano. A cerimônia de premiação (prata e bronze) ocorreu hoje (terça-feira, 9), em Florianópolis.
De acordo com a secretária Nerilda Vandir Felisberto, no cenário nacional, a estudante Manuela Inacio Figueira, da EMEF Quintino Rizzieri, conquistou medalha de prata, enquanto cinco alunos garantiram medalhas de bronze: Teodora Evangelista (EMEF Maria A. Bitencourt Lodetti), Augusto Patrício Acordi (EMEF São Rafael), Davi Vargas Raichaski (EMEF Maria A. Bitencourt Lodetti), Lucas Mazon Bonifácio (EMEF Ângelo Zanellato) e Maria Cecília Pandini Roque (EMEF Quintino Rizzieri).
Além disso, ainda de acordo com a secretária, 34 estudantes içarenses receberam menções honrosas, uma distinção concedida a quem obteve ótimo desempenho, mesmo fora do número de medalhas.
Nerilda ainda conta que, na premiação regional de Santa Catarina, os resultados também foram expressivos. “Foram quatro medalhas de prata para Manuela Inacio Figueira (EMEF Quintino Rizzieri), Teodora Evangelista (EMEF Maria A. Bitencourt Lodetti), Augusto Patrício Acordi (EMEF São Rafael) e Maria Cecília Pandini Roque (EMEF Quintino Rizzieri)”, elenca ela, acrescentando que também receberam 14 medalhas de bronze, distribuídas entre oito escolas da rede.
Já o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais, Ismael Dagostin, destaca que o reconhecimento também se estendeu aos professores premiados, que foram fundamentais na preparação e no incentivo às turmas: Daiane de Freitas (EMEF Quintino Rizzieri), Robson Cechinel (EMEF Quintino Rizzieri), Eraldo Martignago (EMEF Ângelo Zanellato) e Valdemir Schueroff (EMEF Paulo Rizzieri).
Para a prefeita Dalvania Cardoso, o resultado consolida o trabalho realizado nas escolas municipais e o investimento do Governo Municipal na qualificação da educação pública. “Esses alunos são o retrato de um ensino comprometido com o futuro. A matemática exige raciocínio, lógica e persistência, habilidades que nossos estudantes demonstraram com excelência”, finalizou a chefe do poder executivo.
A OBMEP - promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação, a olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos em todo o país.