Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Governo de Içara apresenta à comunidade carretas da Escola Profissional Municipal

Publicado em 04/10/2021 às 21:41 - Atualizado em 04/10/2021 às 21:41

Padeiros, soldadores, eletricistas, pedreiros e programadores de CNC, essas são algumas das profissões que a Escola Profissional Municipal de Içara propõe aos 160 inscritos nos cursos. Na noite desta segunda-feira, dia 4, em evento inaugural, autoridades e alunos puderam conhecer as salas de aula das formações que são oferecidas de forma gratuita pelo município em parceria com a Escola Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

“Essa é uma noite histórica para a cidade, a profissionalização dos içarenses é um sonho antigo. Hoje visitei algumas empresas e a reclamação é a mesma, falta mão de obra qualificada. É necessário a qualificação, nossa cidade cresce muito em todos os números, na geração de empregos, exportação de todos os setores, temos uma diversificação enorme da economia, mas nada adianta crescer se não for para qualificar e dar qualidade de vida aos nossos içarenses”, lembrou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. “Essa escola vai continuar sendo móvel, em breve vamos levar as carretas para o bairro Esplanada com o curso de corte e costura, e esse é o intuito, que a gente possa levar para perto das pessoas a possibilidade de profissionalização. Eu sou empresário e sei o quando é necessária essa formação”, completou o vice-prefeito, Jandir Sorato.

 

As carretas estão estacionadas em um terreno na avenida Manoel Gregório Pacheco, próximo à Praça da Juventude. Ao todo, o espaço vai receber as aulas de três cursos: pedreiro de alvenaria, eletricista instalador industrial, além de padeiro e confeiteiro. O curso de soldador básico MIG/MAG será realizado nas dependências da Librelato e o curso de operador e programador de CNC já está acontecendo na sede da empresa Usipe.

 

“A qualificação profissional dessas pessoas vai trazer renda para eles, para indústria e para o município. Emprego e renda trazem retorno para a cidade. Quero cumprimentar todos e quero estar aqui no dia da formatura. Não desistam, a qualificação abre muitas portas”, salientou o vice-presidente regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo.

 

O evento de inauguração das carretas contou com a presença de diversas autoridades do município e região. “A estrutura que está montada aqui é uma das maiores do estado. Eu tenho certeza que muitos desafios vão aparecer ao longo da caminhada, mas vocês fiquem firmes e sigam até o final, passa rápido e a oportunidade é única”, disse aos alunos presentes a gerente executiva do Senai Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.

 

O projeto da Escola Profissional Municipal vem sendo acompanhado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara. “Você pode perder tudo, mas o que você aprende, ninguém tira de você. Queremos sim, pessoas profissionalizadas em todos os bairros da nossa cidade. Essa oportunidade de forma gratuita é única e inédita no município”, concluiu o secretário de assistência social, Eduardo Michels Zata.