O Governo de Içara encerrou, na última sexta-feira (29), a 3ª Semana da Transparência Pública. Coordenada pelo Órgão Central do Sistema de Controle Interno, a programação realizada entre os dias 25 e 29 de maio reforçou o compromisso do município com o acesso à informação, a ética e a participação cidadã, por meio de conteúdos digitais, palestras e o lançamento de ferramentas de integridade.
Atualmente, Içara destaca-se como o exemplo pioneiro e mais robusto da Região Carbonífera (AMREC) ao positivar e regulamentar o compliance por meio de uma política pública própria.
Compliance e Gestão de Riscos em Debate
O ponto alto da programação ocorreu na tarde de quarta-feira (27), no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, que reuniu autoridades, servidores públicos, estudantes e lideranças comunitárias. O público acompanhou a palestra "Compliance como estratégia: Governança, Risco e Decisão no Setor Público", ministrada por Roberto Figueiredo Santos Junior.
Engenheiro, advogado e professor universitário com mais de 20 anos de trajetória jurídica e corporativa, Roberto trouxe sua experiência como especialista no desenvolvimento e auditoria de Programas de Integridade e práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) para debater a blindagem institucional e a mitigação de riscos no ambiente público.
Lançamento da Cartilha e Código de Ética
Na mesma oportunidade, a diretora-geral do Órgão Central do Sistema de Controle Interno, Rosângela Vidal Teixeira, realizou a apresentação oficial da cartilha de Compliance e do Código de Ética do município. Ambos os documentos já estão disponíveis para consulta e download de toda a população no site oficial da Prefeitura de Içara, clique aqui e saiba mais.
Para a diretora, ações como essa são fundamentais para estreitar os laços entre a administração e a comunidade.
“Transparência não é apenas uma exigência legal, é um compromisso com o cidadão. Mostrar de forma clara como os recursos são aplicados fortalece a confiança na gestão pública e estimula a participação popular”, ressaltou Rosângela.
Gestão Pautada na Responsabilidade
A prefeita Dalvania Cardoso enfatizou que o evento coroa as diretrizes que norteiam o Executivo Municipal.
“Nossa gestão é pautada na ética, no diálogo e na responsabilidade com o dinheiro público. A Semana da Transparência garante que a população acompanhe de perto onde e como os investimentos são feitos. Isso é um direito de todos e um dever nosso, como gestores públicos”, finalizou a prefeita.