---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Testes rápidos: Facilidade auxilia no cuidado à saúde

Publicado em 11/07/2019 às 10:16 - Atualizado em 11/07/2019 às 10:16

Testes rápidos: Facilidade auxilia no cuidado à saúde

Feitos em eventos e palestras, os testes podem detectar até quatro tipos de infecções 

Presentes nas unidades de saúde, bem como em eventos e palestras promovidos pelo poder público, a equipe da Secretaria de Saúde está preparada para atender o público. Uma dos serviços disponibilizados são os testes rápidos. A facilidade na hora do exame e resultados que saem rapidamente ajudam as pessoas a descobrirem diferentes tipos de infecções. 

HIV, Sifilis e Hepatites B e C são as doenças que podem ser descobertas com o teste. “É um teste muito rápido em que a pessoa fura o dedo, e com uma gota de sangue nas laminas consegue detectar se a pessoa possui alguma dessas doenças”, explicou a psicóloga do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Samira Abdenur.

De acordo com Samira, o procedimento é realizado em dez minutos. “Com a descoberta precoce, é possível fazer o tratamento, curar ou impedir a transmissão. Para isso, deve-se procurar o atendimento”, explicou. 

O programa assiste aproximadamente 500 pacientes. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para atendimento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Alguns pacientes resistem ao tratamento por conta do preconceito e rejeição social, mas é importante procurar atendimento para que consigamos ajuda-los”, completou Samira. 

Uma equipe multiprofissional colabora com os atendimentos, entre infectologistas, farmacêutica, psicóloga, nutricionista, enfermeira, e técnicas em enfermagem. O programa atende HIV, hepatites, tuberculose e hanseníase. 

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, a agilidade do serviço contribui para um bom atendimento. “Os testes são uma ferramenta importante na descoberta e tratamento e temos uma equipe capacitada para atender a população, e fazer todos os encaminhamentos de forma gratuita e facilitada”, disse. 

Hepatites em debate

Visando propor mais conhecimento sobre as hepatites virais,  será realizado no dia 24, a partir das 8h no Clube Ipiranga, uma capacitação sobre o tema. Com o tema “Plano de Eliminação do Vírus da Hepatite C no Brasil”, o encontro voltado para profissionais da área da saúde será ministrado pelo médico Eduardo Campos de Oliveira. 

A atividade é em alusão ao Dia Mundial na Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho.