---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Cuidados com a saúde bucal também fazem parte do Novembro Azul

Publicado em 12/11/2019 às 09:24 - Atualizado em 12/11/2019 às 09:24



Içara continua com uma programação voltada ao cuidado da saúde das pessoas. Após as atividades do Outubro Rosa, o mês de novembro começou com a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, que finalizou na última sexta-feira, dia 9. À elas e eles, orientações para ações preventivas e educacionais sobre a doença. 

No próximo dia 30, um dia de atividades voltado à eles, em alusão ao Novembro Azul, também será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas unidades de saúde. “Os interessados nos cuidados especializados em relação ao diagnóstico de câncer bucal podem ser atendidos na atenção especializada, pelo CEO. Desta forma, temos condições que atender toda a população içarense em termos de prevenção e diagnostico”, comentou a dentista Luciane Manenti.

O atendimento no SUS começa na Atenção Básica e é realizado pelos dentistas, que integram as equipes da estratégia da Saúde da Familia. “A prevenção do câncer bucal é importante e por isso trabalhamos na conscientização, para que a população faça visitas regulares ao dentista”, destacou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.

Sobre a doença

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. 

O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis  uso do protetor solar principalmente nos lábios  e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.