---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Livro destaca inclusão social em Seminário Literário

Publicado em 27/09/2019 às 13:28 - Atualizado em 27/09/2019 às 13:28

 

 

A conscientização sobre as diferenças, bullying e inclusão são tema do livro “A Diferença que Ilumina”, de autoria do professor de música, teatro e escritor Henrique Ferresi. O livro lançado oficialmente no Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro, foi pré-lançado na 5° edição do Seminário Literário promovido pela Escola Básica Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, aos alunos entre o sexto e nono ano, nesta sexta-feira, dia 27.

Conforme o escritor, a obra foi inspirada na realidade presente nas escolas. “Essa é a principal mensagem que livro passa, a questão da importância falar sobre esses fatores que estão fortemente presente nas escolas mostrando para todos que as diferenças existem e devem ser respeitadas”, relatou.

A diretora da escola, Gabriella Biella, explica que o principal objetivo do Seminário é integralizar as disciplinas voltadas a literatura onde escolhemos uma obra literária para que os alunos trabalhem a produção. “A partir da escolha da obra, os alunos tem total liberdade de criatividade para apresentar o tema em vários aspectos como teatral, musical ou audiovisual. Por ocasião da realização do Seminário, tivemos a ideia de convidar o escritor para fazer um pré-lançamento do livro de forma interna para o conhecimento de nossos alunos”, detalhou.

O livro teve a colaboração do aluno do nono ano, Vinicius Rocha Cardoso, contribuiu com a ilustração do livro. “A ilustração é representada por uma estrela de cor diferente que no transcorrer da história ela vai entristecendo, desta forma usei traços criativos retratando a questão da diferença que é o tema da obra”, contou.

“O Seminário Literário nos possibilita ter outra visão sobre livro, a realização do evento aumentou meu gosto pela leitura pela diversão e o estilo com que é apresentado e desenvolvida a literatura em nossa escola”, avaliou a aluna do sexto ano, Susana Isabel da Silva.