Servidores públicos de Içara participam de doação de sangue coletiva

Foram 16 profissionais da saúde que irão ajudar a salvar vidas e estimular novos doadores

Publicado em Saúde • 02/02/2023
imagemProfissionais mostram solidariedade e inspiram novos doadores

Para atender a um pedido do Hemosc que iniciou nova campanha de doação de sangue, 16 servidores municipais da área da saúde se mobilizaram e foram até o hemocentro para realizar a doação nesta quinta-feira, dia 2. O ato, além de ajudar a aumentar o estoque de sangue, também serve para estimular e sensibilizar a população em geral a participar da campanha.

“É um gesto de solidariedade que salva vidas. Reforçamos a importância de as pessoas adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue, pois além de ser um procedimento rápido e simples, com apenas uma doação, até quatro vidas podem ser salvas”, comentou a coordenadora da atenção básica municipal, enfermeira Shirley Gazola, que também participou da doação.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos, pois o consumo é diário e contínuo, seja para situações de urgências, emergências, intervenções médicas de grande porte e complexidade e para pacientes com doenças crônicas graves. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, estar bem alimentado e descansado, ter bom estado de saúde e apresentar documento original com foto atualizada.