Rodovia dos Trilhos está com 50% da obra concluída

Governo de Içara está otimista com os futuros retornos do empreendimento ao município

Publicado em Infraestrutura • 28/03/2023
imagemEstrada será o terceiro acesso da região central de Içara à BR-101

A pavimentação Rodovia Manoel Gregório Pacheco, conhecida como Rodovia dos Trilhos, em Içara, ultrapassou a marca dos 50% de obra concluídos. Totalizando 6,4 quilômetros, a estrada será o terceiro acesso da região central da cidade à BR-101, com início no bairro Jaqueline e término no bairro o Esperança. Mais da metade da capa asfáltica já foi introduzida.

O investimento total é de aproximadamente R$ 18 milhões, em um convênio entre a prefeitura de Içara e o Governo do Estado. “Essa obra se iniciou com uma empreiteira, que cumpriu com o primeiro trecho. Depois, vieram todos aqueles aumentos no preço dos insumos, motivados pela pandemia, o que barrou o andamento dos trabalhos. Para não esperar o recálculo do repasse do Governo do Estado, eles preferiram encerrar o contrato”, relembra Israel Jorge Rabelo, gestor de convênios do Governo Municipal.

A Rodovia dos Trilhos precisou ser licitada novamente, com, desta vez, a empresa JR Construções vencendo o certame. Além do restante do trecho a ser pavimento, ainda restam as obras complementares, nas margens da rodovia, incluindo a colocação das calhas para o escoamento da água, o plantio de grama, e a sinalização horizontal e vertical. Está incluída também a construção de uma ponte de concreto ao final do trecho.

A via foi alargada com o propósito de, futuramente, ser implantada uma ciclofaixa para interligá-la a um trajeto de aproximadamente 30 quilômetros pelo interior do município e a região central, contribuindo com quem é adepto do ciclismo, ou com quem faz da bicicleta um meio de locomoção.

O Governo Municipal está otimista com o andamento dos trabalhos. “Como venho defendendo, precisamos vocacionar a cidade em direção à BR-101. Esse será o nosso terceiro acesso rápido e seguro para a rodovia. É também em torno deste corredor que as melhores oportunidades aparecem”, assegura a prefeita Dalvania Cardoso.

Um novo caminho para o desenvolvimento

Às margens da Rodovia dos Trilhos, no bairro Esperança, o Governo Municipal está próximo de inaugurar um distrito industrial para facilitar o escoamento das produções até a BR-101. A obra também promete influenciar na qualidade de vida dos içarenses, ao desafogar o trânsito da SC-445, por ser uma opção a mais para acessar a rodovia federal.

Mesmo com a duplicação da SC-445, também em andamento, sabemos o quanto Içara tem crescido economicamente nos últimos anos, por isso achamos extremamente necessário abrirmos esse novo caminho. Precisamos pensar a longo prazo, preparando a cidade para as próximas décadas”, comenta Dalvania.

Na mesma área está prevista a implantação de um terminal intermodal, conectando os modais de carga marítima, ferroviária e rodoviária. “É um potencial de desenvolvimento econômico muito grande, por isso não abrimos mão”, finaliza a prefeita.