Mostra literária motiva à solidariedade

Estudantes da escola municipal Ângelo Zanellato, de Içara, iniciaram a arrecadação de calçados após o título trabalhado na Mostra Literária.

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 06/12/2022

Os alunos do 9⁰ ano, turma 92/matutino, da escola Ângelo Zanellato, da rede municipal de educação de Içara participaram da Mostra Literária que os levou a desenvolver uma ação solidária. A proposta surgiu após o trabalho feito sobre o livro “Papo de Sapato”, do autor Pedro Bandeira e ilustração de Ziraldo Alves.

A mostra, que aconteceu em novembro, culminou com a arrecadação de calçados que foram entregues nesta segunda-feira (5) ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Esplanada. “Esse livro motivou os alunos a fazerem uma ação social arrecadando calçados durante um mês para doarem para o CRAS Esplanada. Com isso, mais de 20 famílias serão beneficiadas”, contou a diretora da escola, Daniela Cechinel Gonçalves.

Raquel Lima Arceno, professora de língua portuguesa e responsável pela mostra fala da satisfação de poder presenciar as ações se transformando positivamente. “Quando organizamos as atividades com os estudantes sempre esperamos resultados positivos. Até porque toda ação promove uma reação, e foi lindo ver a mobilização dos estudantes que se motivaram após o trabalho feito. Incrível”.

Já o estudante Estevam Bitencourt Torres contou que o livro fala sobre sapatos velhos com muitas histórias para contar, dentro de um saco rasgado num depósito de lixo. “Os calçados contam suas histórias que envolvem muito sobre cidadania, solidariedade, valores e atitudes positivas. Isso nos despertou para a ação de arrecadar e doar os calçados. Foi muito bom perceber que todos se envolveram”.

A entrega dos calçados contou, também, com a participação da Coordenadora Pedagógica Lidiane Alves da Silva e da aluna Lavínia Maria Colle Gomes Paz.