Içara tem a maior geração de empregos da Amrec nos dois primeiros meses do ano

Capital do Mel teve um saldo positivo de 204 novos postos de trabalho

Publicado em Desenvolvimento Econômico • 30/03/2023
imagemOs setores de serviços, indústria e comércio foram os que mais se destacaram

Içara começou o ano com o pé direito na geração de empregos. Considerando os 12 municípios da Região Carbonífera (Amrec) nos dois primeiros meses de 2023, a cidade está na liderança do índice, com um saldo positivo de 204 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira, dia 29, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre todos os municípios catarinenses entre 60 mil e 70 mil habitantes, Içara também ficou em primeiro lugar. A Capital do Mel registrou 2.477 admissões e 2.273 demissões no período. Os setores de serviços, indústria e comércio foram os que mais se destacaram. Atualmente, Içara detém a terceira maior economia de toda a região Sul do Estado, atrás apenas de Criciúma e Tubarão, as duas maiores cidades.

Isso comprova como a nossa economia é diversificada e como os empresários da cidade são resilientes para enfrentar os desafios do empreendedorismo. A nossa meta até o final deste mandato é nos tornarmos a segunda maior economia do Sul”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.

Conforme a prévia do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Içara possui mais de 64 mil habitantes. “Somos um polo industrial em diversos segmentos, como o metalmecânico, de tintas, cerâmicas, plásticos e alimentos. Hoje, temos mais de 7 mil empresas ativas em nosso município, sendo 1,7 mil delas abertas no ano passado”, destaca Dalvania. Em 2022, a cidade apresentou um superávit de R$ 85,84 milhões na balança comercial.

Os números são extremamente positivos, e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Quanto mais negócios saudáveis tivermos no município, maior será a arrecadação pública, com o Governo Municipal dispondo de mais recursos para investir em áreas importantes para a população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, conclui a prefeita.