Içara Ensina Mais é um dos cases de sucesso do maior evento de educação promovido pela Undime

Projeto da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi um dos quatro apresentados para mais de 700 profissionais em Florianópolis

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 31/03/2023
imagemMunicípio foi reconhecido como referência em educação pós-pandemia

Um exemplo a ser seguido. Assim pode ser definido o projeto Içara Ensina Mais, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que foi um dos quatro escolhidos para ser apresentado no 19º Fórum Ordinário da Undime/SC e Região Sul. O evento, realizado nesta semana, em Florianópolis, contou com a presença de mais de 700 educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Içara foi um dos quatro municípios catarinenses escolhidos pelo comitê composto por representantes da diretoria executiva da seccional catarinense, que avaliou mais de 50 práticas inscritas e selecionou as quatro que melhor se relacionaram com a proposta do evento, além de levar em conta a experiência da rede com o projeto.

O Içara Ensina Mais foi criado para a suprir as necessidades da educação pós-pandemia e auxiliar os alunos com defasagem no aprendizado durante o ensino remoto. A iniciativa foi tão certeira que veio para ficar, funcionando como um reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática para todos os alunos da rede municipal.

Rose Margareth Reynaud Mayr, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, subiu ao palco para demonstrar como o rendimento escolar foi impactado positivamente desde então. Completaram a comitiva içarense a gerente pedagógica Elenice Alvim, Ismael Dagostin, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, Ednilson Prudencio, coordenador pedagógico de Educação Física, Mariane Monteiro, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, e a coordenadora do projeto Içara Ensina Mais, Joyciane Vidal.

Reconhecimento

O Fórum da Undime é um espaço coletivo que oportuniza o debate de temas de interesse educacional e possibilita a interação entre os municípios. Oportuniza também o compartilhamento de boas práticas. Poder divulgar o Içara Ensina Mais para todo o Sul do Brasil foi muito gratificante, sinal de que as políticas públicas do nosso sistema educação estão ganhando grande evidência. Espero que o nosso exemplo possa inspirar iniciativas para melhorar a educação pública em nosso país”, pontua Rose.

As aulas acontecem no contraturno ou no mesmo período regular de aulas do estudante, dependendo da estrutura física disponível em cada escola. Em 2021, o Quadro de Diagnóstico identificou 812 estudantes com defasagem entre os 3.760 matriculados no Ensino Fundamental. No ano seguinte, o projeto atendeu 1.100 alunos.

Quando assumimos, as aulas estavam voltando a ser presenciais e sentimos o quanto a pandemia foi maléfica para os mais novos. Precisamos pensar em uma solução rápida e certeira para garantirmos que ninguém ficasse para trás e assim evitarmos a evasão escolar. Receber esse reconhecimento é fruto de toda a gestão técnica e eficiente que implementamos desde o primeiro dia deste mandato”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso, concluindo que, em 2022, o Ensino Fundamental I e II do município ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre a Região Carbonífera.