Alunos entregam peças confeccionadas no curso de costureiro industrial

Após as entregas, moradores do bairro Esplanada recebem diploma nesta quarta-feira.

Publicado em • 05/04/2022

Há cerca de três meses, Eliane Maria de Souza, aceitou um grande desafio e iniciou um curso de costureiro industrial, oportunidade oferecida pela Escola Profissional Municipal de Içara, em parceria com a Escola Móvel do SENAI no bairro Esplanada. Há 90 dias ele teve o primeiro contato com a máquina, com as linhas e tecidos. Foi pelo incentivo do coordenador do CRAS da localidade que ela resolveu criar coragem, deixar de lado o trabalho nas olarias do município e investir em uma profissão. Depois de todo este período de aprendizado, Eliane é um dos 30 alunos que receberão o diploma do curso de costureiro industrial nesta quarta-feira, dia 6, em uma cerimônia no Paço Municipal de Içara. Além do diploma conquistado, o maior reconhecimento veio com a carteira assinada em uma das confecções do município.

“Eu lembro quando me disseram que iria vir a carreta móvel do SENAI oferecendo curso de corte e costura gratuito para a gente. Mas eu não esperava que fosse de verdade, quando entrei e vi tudo o que tinha ali para a gente aprender, fiquei até assustada. No primeiro dia de aula eu chorei muito. Lembro que quando eu peguei na máquina pela primeira vez levei um susto, o pano que eu estava costurando foi parar na parede”, conta sorrindo. “Mas depois, olha só o que a gente conseguiu fazer. Não tive nenhum dia de falta. Agora eu estou realizando o meu sonho de trabalhar em uma fábrica de costura, com carteira assinada. É uma grande realização”, complementa Eliane.

Peças serão entregues à comunidade

Nesta segunda-feira, dia 5, foram entregues ao CRAS do bairro Esplanada alguns conjuntos de pijamas confeccionados pelos alunos do curso e que serão distribuídos às crianças da comunidade.

“Só temos a agradecer por essa importante parceria. Eu acompanhei desde o primeiro dia de aula e pude ver a evolução de cada aluno. O nosso desejo quando fazemos um tipo de projeto como esse é que ele possa abrir muitas portas para os nossos alunos. Daqui, várias já saíram empregadas. Em nome da equipe do SENAI, nosso agradecimento pela escolha e por terem chego até o final do curso” enaltece a supervisora dos cursos de curta duração do SENAI Izamara Fabre Custódio.

Por meio o curso de costureiro industrial, foi possível oferecer à comunidade a qualificação profissional a 30 moradores do bairro Esplanada. A formação faz parte do projeto Esplanada Bem Cuidada, onde o Governo de Içara busca atender demandas sociais e estruturantes do bairro, oportunizando uma nova profissão aos cidadãos da localidade.

O bairro Esplanada fica muito longe do centro da cidade, um bairro com vulnerabilidade, por isso surgiu o Esplanada Bem Cuidada. O projeto foi pensado para unir a qualidade de vida com eventos esportivos e culturais, saúde, educação, uma nova creche, profissionalização da mão de obra e por aí vai, o projeto é lindo e já começa sair do papel”, aponta a prefeita de Içara Dalvania Cardoso.