Agentes de serviços gerais das escolas de Içara recebem capacitação em primeiros socorros

Mais de 150 profissionais de todas as unidades do município participarão dos encontros

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 22/05/2024

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está capacitando os agentes de serviços gerais em primeiros socorros. Mais de 150 profissionais lotados nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal participarão dos encontros, comandados pelo Corpo de Bombeiros.

Nesta quarta-feira, dia 22, o subtenente Renato Bonelli ensinou procedimentos como a manobra de Heimlich, utilizada para a desobstrução das vias aéreas em caso de engasgos, massagem cardíaca, prevenção a vazamentos de gás, cuidados com o fogo, água e eletricidade, além dos primeiros socorros em situações de hemorragia, queimadura, sangramento ou quedas.

“A ideia surgiu para reforçarmos a prevenção nas nossas escolas e CEIs. É importante que os profissionais envolvidos estejam capacitados para agir rapidamente caso aconteça algum imprevisto deste tipo. Nunca sabemos quando um acidente pode acontecer, mas estando preparados, poderemos diminuir os danos”, comenta a coordenadora da alimentação escolar da rede municipal de Içara, Rubia Cunha de Souza Raupp.

Os agentes de serviços gerais englobam tanto as merendeiras, que trabalham na cozinha com o preparo dos alimentos, quanto os auxiliares de limpeza, responsáveis pela manutenção das instituições. A capacitação segue até a próxima segunda-feira, 27.

Lei Lucas

Em 2018, o Governo Federal sancionou a Lei Lucas, que prevê a proteção de crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. “A história de Lucas Begalli nos mostra a importância de agir rapidamente em casos de engasgo. Com apenas 10 anos, ele perdeu a vida em uma excursão escolar devido a uma asfixia mecânica causada por um pedaço de salsicha. Os primeiros minutos são cruciais para a sobrevivência do paciente”, pontua Bonelli.

O caso aconteceu em setembro de 2017, no município paulista de Campinas, e foi um divisor de águas ao tornar obrigatória a aplicação de cursos que preparem os funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico, no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.