---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Destaque Verde: Escolas Municipais são premiadas em Içara

Publicado em 06/06/2019 às 09:48 - Atualizado em 06/06/2019 às 09:48

 


Buscando fomentar ações ambientais e de sustentabilidade, o município de Içara realizou na noite desta quarta-feira, dia 5, mais uma edição do prêmio Destaque Verde. Realizada na sede da Câmara de Vereadores, o evento contou com a participação de representantes das escolas e dos envolvidos.

Criado em 2014, o projeto é uma parceria da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai) e da Secretaria Municipal de Educação. “Quando olhamos um projeto em conjunto, observamos o trabalho em diferentes mãos, um trabalho com visão sistemática que visa criar ações positivas, como esta, que leva conhecimento para os nossos alunos”, comentou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o intuito é envolver os alunos nas ações que visam a preservação. “Ficamos felizes com contar com a Fundai neste projeto, em que os alunos ficam com brilhos nos olhos ao estarem aprendendo sobre um assunto tão importante”, afirmou.

A data da premiação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho. “Esse ano voltamos a premiação para a educação, pois é uma parceria que segue dando bons frutos a todos”, disse o presidente da Fundai, Luciano Cardoso. 
 
O município também desenvolve o projeto “Os Guardiões do Meio Ambiente” que envolve a colaboração dos alunos. “Ficamos felizes com a participação dos alunos, que ficam entusiasmados com o projeto e também pelo aprendizado”, salientou a engenheira ambiental e responsável por projetos da Fundai, Taynan Toretti. 

A coletiva seletiva de Içara conta com um mascote, que foi criado pelo aluno do 9º ano da Escola Municipal Maria Arlete Bittencourt Lodetti, Vinicius da Rocha Cardoso, que detalhou o processo de criação do personagem Florêncio. “Desde a criação até a escolha do nome, foram várias etapas e sempre pensando em contribuir com um personagem voltado as questões ambientais”, colocou. 

As doze escolas e a Secretaria de Educação foram homenageadas pelos trabalhos realizados. “Temos que criar a cultura de preservar e reciclar, pensando em ações sustentáveis e as escolas estão com um olhar voltado a isso. É na educação que tudo faz acontecer”, finalizou a presidente da FAI, Ceneli de Freitas Gastaldon, representando o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.