Data: 17/06/2013

Governo de Içara adere ao Programa Brasil Alfabetizado

A Administração Municipal de Içara, por meio da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Núcleo de Ensino Supletivo (NAES) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), aderiu na noite desta segunda-feira (17) ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), desenvolvido pelo governo federal, voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos e à formação de alfabetizadores, com o objetivo principal de universalizar o acesso à educação.

 

O encontro realizado no auditório da Cooperaliança reuniu alunos dos programas já desenvolvidos em Içara. "Nos orgulha muito participar deste projeto tão importante para cidade. Quando levamos a ideia ao prefeito de imediato ele deu o de acordo e hoje o Programa Brasil Alfabetizado é uma realidade em Içara, afinal, a educação é um direito humano que levamos pra toda vida", ressaltou o secretário de Educação Antonio de Mello.

 

De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon o objetivo é expandir o projeto. "Que legal seria se conseguíssemos fazer com que todos içarense soubesse ler e escrever. Somente através da educação é possível transformamos a sociedade e as ações vão neste sentido, é o caminho mais correto e curto para o desenvolvimento humano e social", frisou o prefeito, completando: "O sucesso do projeto é a participação destes guerreiros que inteligentemente voltaram a sala de aula em busca da descoberta no mundo das letras, da leitura e da escrita, exercendo de forma plena a sua cidadania. Vocês são orgulho da cidade".

 

Atualmente o município de Içara conta com oito turmas instaladas nos bairros Santa Cruz, Esperança, Esplanada, Aurora, Tereza Cristina e Vila Alvorada. Atendendo mais de 80 alunos. "O programa visa acabar com a chaga do analfabetismo, mas não basta ensinar os alunos a identificarem signos, é necessário que aprendam a ler de verdade. E, dessa forma, saibam entender o que estão lendo e possam escolher o caminho que pretendem seguir", assinalou a coordenadora do NAES, Celma Biudes.

 

Participaram do encontro à primeira dama, Ceneli Gastaldon; as coordenadoras regional do PBS, Tânia Antunes e do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Maria Inez Salvador Cesca.


Busca de Notícias


até


Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Içara.